Papel das tecnologias na sociedade contemporânea e potencialidades da Web social


A influencia da internet na sociedade pode ser percebida de muitas formas. Em alguns casos ela é mais evidente, apresentando efeitos bastantes notórios no dia a dia das pessoas. Dentre as principais influências da Internet na atual sociedade, deve ser consideradas as seguintes:

Influencia na educação
Internet ajudou a criar alunos mais informados e professores com melhores ferramentas para o exercício académico.
Novas formas de consumo
A chamada economia tradicional vem perdendo espaço para a nova economia, onde consumidores compram sem sair de casa. Esta nova forma de consumo trouxe uma enorme mudança nas relações comerciais e, influenciou e influencia o surgimento de novas empresas, produtos e consumidores.
Alteração nas formas de comunicação
Do sinal de fumaça às redes sociais, o homem vem estreitando as relações e cada vez mais comunicativo. A Internet trouxe uma enorme influencia neste processo de comunicação. e-mail, MSN, as redes sociais, são algumas das contribuições da Internet que vem influenciando significativamente a maneira como nos comunicamos.
Acesso amplo a informação
Houve um tempo onde as pessoas tinham que ler um livro ou fazer uma viagem para obter conhecimento de algum assunto específico. Por muito tempo, os livros e as viagens foram consideradas a elite do acesso a informação. Hoje não é diferente, porém, o livro esta disponível e fragmentado nos inúmeros sites e as viagens podem ser feitas sem sair da frente do micro.
Maior exposição das pessoas e perda da privacidade
Poderíamos listar muitas vantagens da Internet  contudo não podemos esquecer que na Internet as pessoas ficam cada vez mais expostas e a perda da privacidade é uma consequência. Sua participação em redes sociais, blogs, forum e outros sites interativos deixam um rastro. Tenha cuidado com o tipo de informação pessoal você tem deixado na Internet.

5 comentários: